19 agosto 2011

Dicas de Japonês - Palavras ou Frases do Dia-a-Dia

Continuando com estas dicas!
Aproveitem...


Português
Japonês
Sim
Hai
Não
Iie
Japão
Nihon
Japonês (idioma)
Nihongo
Japonês povo
Nihonjin
Bom dia (1º cumprimento na manhã, no trabalho, na escola, etc.)
Ohayo-gozaimasu
Boa tarde
Konnichi wa
Saudação comum
Oi Konnichiwa
Boa noite (quando se chega)
Konbanwa
Boa noite (quando se vai) nasai = mais polido e educado
Oyasumi nasai
Como vai?
Hajimemashite
Prazer em conhecê-lo
Do-zo Yorushiku
Adeus ( quando você não irá ver alguém por muito tempo)
Sayo-nara
Te vejo por aí (usado para expressar tchau no telefone, encerrando uma conversa ou dizendo tchau para alguém que você vê todo dia)
Ja, Ja ne, Ja mata, Soreja, Soreja mata
Parabéns
Omedeto-gozaimasu
Feliz aniversário
Otanjobi
Obrigado (a)
Arigato-gozaimasu
Obrigado (a) (especialmente quando alguém lhe faz algo como um favor)
Arigato-gozaimashita
Bem vindo (usado por donos de lojas)
Irrashaimase
Seja bem vindo!
Do-itashimashite
Por favor
Kudasai
Por favor, entre
Do-zo ohari kudasai
Cheguei 
Tadaima
Seja bem vindo! (recém-chegado ouve de algum parente dentro da casa. Ex. '_Tadaima (cheguei)!'/ '_Okaeri (bem vinda), Sakura!)
Okaeri (nasai)
Tô indo
Ittekimasu
Tome cuidado/ Vá com cuidado
Itterrashai
Com licença
Sumimasen
Pedido de desculpas
Gomenasai/ Gomen ne/ Gomen
Espere
Matte
Espere um pouquinho por favor
Chotto matte kudasai
Pouco/ Pequeno
Chotto
Uma vez, duas vezes, três vezes....
Mo ichi do, mo ni do, mo san do...
Veloz, rápido
Hayaku
Encorajamento: Dê seu melhor, continue assim, persista e etc...
Ganbatte/ Ganbatte kudasai/ Ganbare
Persistir
Ganbaru
Delicioso/ está delicioso
Oishii/ Oishiidesu
Termo usado quando se encontra uma pessoa da qual se gosta muito ou que não vê a muito tempo
Sashiburi
Tudo bem?
Genki desu ka?
Aqui também está tudo bem
Kochira wa genki desu
Engraçado não é
Okashii ne
Legal!/ Uau! .... 
Sugoi/ Sugoine
Oba!/ Conseguimos! (expressões de alegria)
Yoshi/ Yatta
Você está bem?/ Eu estou bem (Em japonês, questões não tem pontuação, questões interrogativas normalmente terminam com "ka")
Daijyobu (desuka?)/ Daijyobu (desu?)
Estúpido, idiota (ofendendo alguém)
Baka
Rídiculo
Bakabakashi
Por que?
Do-ishite
O quê? O que foi?
Nan dayo?/ Nani?/ Nan desuka?
Verdade? Honto-?
Honto-desuka?
Está errado
Chigaimasu
Eu sei
Shitte imasu
Eu não sei
Shirimasen
Entendi
Wakarimashita/ Wakata
Não entendi
Wakarimasen
Amor Ai
Eu te amo (forma mais emotiva)
Aishiteru
Eu te amo (dito mais normalmente)
Anata Ai Shiteru
Eu te amo
Suki da
Dinheiro
Okane/ kane
Eu/ Nós
Watashi/ Watashitachi/ Ore/ Boku
Nome/ Qual é seu nome?
Namae/ onamae
Você/ Vocês
Anata/ Anatatachi
Elas (aquelas pessoas)
Anokatatachi
Aquela pessoa
Anokata
Todo mundo
Minasan/ Minasama/ Minna
Quem?
Dare
Eu sou (seu nome).
Watashi wa (seu nome) desu.
Prazer em conhecê-lo
Do-zo Yoroshiku
Expressão muito usada hoje em dia (pode-se dizer que está na moda). As pessoas se encontram e dizem Oha. Tradução talvez oi ou olá.
Oha
É meu
Watashi no desu
É seu
Anata no desu
(com) Licença
Shitsurei shimasu
Desculpa
Dômo sumimasen
Isto é -Ex. Kore wa Nyan-chan no nimotsu desu = Isto é a bagagem da Nyan-chan.
(afirmação) Kore wa
Isso é -Ex. Hai, sore wa Nyan-chan no nimotsu desu = Isso é a bagagem da Nyan-chan.
(resposta) Sore wa
De nada
Dou itashi mashite
Desculpe
Moushiwake gozaimasen
Obrigado
Arigato, domo
Muito obrigado
Domo arigato
Muitíssimo obrigado
Domo arigato gozaimashita
De nada
(iee) doo itashimashite
Com licença (ao chamar alguem)
Sumimasen
Com licença (ao interromper)
(chotto) gomen kudasai
Com licença (ao entrar)
Ojama mashita
Desculpe-me
Gomennasai
Como vai?
Doo desu ka
Como tem passado?
Gokigen ikaga desu ka
Estou bem, obrigado
Genki desu arigato
Prazer em conhecê-lo
Hajimemashite
Parabéns
Omedeto gozaimasu
Já vou (ao despedir-se)
Itte kimasu
Vá bem, “Vá com Deus”
Itte irashai
Cheguei!
Tadaima!
Bem vindo
Okaeri!
Agradecimento antes das refeições
Itadakimasu
Estou satisfeito (após as refeições)
Gotisso sama
Boa viagem
Gokigen yo sayonara
Até já
Dewa mata
Está bem
Daijobu
Excelente!
Sugoi!

Sem comentários: